Florindo Cibin, 777 - Americana - SP

video sobre

O que é piso aquecido?

É um tipo de sistema de aquecimento de ambientes, instalado abaixo do piso, dividido em elétrico (resistências elétricas) e hidráulico (água quente). Saiba mais o que é piso aquecido abaixo.

História

O piso aquecido surgiu há mais de 5 mil anos atrás, na antiga Coréia, através do Ondol (ar quente de dutos de combustão e chaminés). Na Europa, há 2 mil anos atrás, os romanos foram os pioneiros no uso do piso radiante (água quente e vapor), com seus Hipocaustos (do latim hypocaustum). Nó século XX, os sistemas hidrônicos se popularizaram, inicialmente, pelos tubos de cobre e, mais recentemente, pelos tubos de PEX e derivados. Desde a década de 30, sistemas elétricos são instalados em todo o mundo, ganhando destaque nas últimas décadas, com sistemas cada vez mais eficientes e seguros.

Funcionamento

O piso aquecido consiste no sistema de aquecimento com maior custo benefício do mercado, pois o sistema aquece o piso, o ar ambiente entra em contato com o piso quente e aquece. Como o ar quente é menos denso (mais leve) que o ar frio, ele sobe. Com ajuda de um controlador de temperatura (termostato), você pode ajustar a temperatura desejada. É conhecido como o melhor método de aquecimento do mundo, pois nosso corpo sente mais frio nas extremidades, principalmente pés e pernas, justamente por onde inicia o aquecimento. Desta forma, o piso aquecido entrega a faixa de aquecimento mais próxima da faixa de aquecimento ideal, diferente de equipamentos convectores (radiadores e ares condicionados) que proporcionam o Efeito Lareira, concentrando o calor em um único ponto do ambiente.

Atualidade

Nos últimos anos, o piso aquecido elétrico tem sido a preferência mundial, tanto pela simplicidade de instalação, quanto pela vida útil e eficiência. A busca por soluções sustentáveis e duradouras direciona o mercado para a integração de sistemas elétricos com fontes renováveis de energia.

Piso Aquecido
Piso Aquecido